top of page

O poder das cerejeiras no Japão


Um dos símbolos da cultura japonesa, a cerejeiras são árvores frutíferas de clima temperado cuja maioria são originárias da Ásia. A sua flor, conhecida como sakura, tem sido comemorada por muitos séculos e detém uma posição muito importante na cultura do Japão.

A estação da flor de cerejeira (sakura) é relativamente curta. A floração cheia (mankai) é alcançada, geralmente, aproximadamente uma semana após a abertura das primeiras flores (kaika). Outra semana mais tarde, o pico de floração é longo e as flores começam a cair das árvores. O vento e a chuva fortes podem cortar a estação.

Podendo alcançar até 5 metros de altura e seu tronco 3 metros de diâmetro, as cerejeiras são uma figura imponente nas ruas do Japão. Sua casca destaca-se por ser avermelhada, como a das cerejeiras europeias, e conta com folhas arredondadas com muitas nervuras.

Também é verdade que a cor das folhas muda de acordo com a estação, o que mais chama a atenção dessa cerejeira é, sem sombra de dúvidas, sua flor. Uma bela flor rosa, purpura e branca que enche seus ramos desprovendo-a de folhas durante a primavera.

O apego profundamente arraigado às flores de cerejeira são simbólicos. Os japoneses possuem uma enorme consideração e admiração pela sakura (flor da cerejeira) por considera-la, dentre inúmeras coisas, a imagem das gotas de sangue que os samurais derramaram em batalhas.

As flores simbolizam, também, novos começos, com o dia 1° de abril sendo o primeiro dia do ano financeiro e acadêmico no Japão. Além disso, as flores de cerejeiras não são apenas flores cor-de-rosa: são a encarnação floral das mais profundas crenças culturais e filosóficas do país.

Ficou com vontade de conhecer? As melhores localizações para ver as cerejeiras são em Tóquio, no Ueno Park, no Shinkuku Goyen e no bairro Nakameguro. No extremo-Sul de Okinawa e nas ruínas de Nakijin também se encontram belas sakuras. Outro ponto interessante é a antiga capital japonesa, Kyoto.

119 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page