top of page

O que são aqueles postes giratórios com cores listradas nas ruas do Japão?


Você já teve ter visto em filmes, animes ou até mesmo nas próprias ruas do Japão aqueles pilares giratórios e coloridos. Assim como muitos, você se pergunta: “mas o que aquilo significa”?

Estes pilares, na verdade, não existem apenas no país asiático. Você poderá encontra-los tanto na Ásia, quanto na Europa e nos Estados Unidos. Quando o estabelecimento tinha este pilar giratório com listras nas cores vermelho, branco e azul, significava que o barbeiro, além do habitual barba, cabelo e bigode, também realizava extrações de dentes e pequenas cirurgias em seus clientes.

Originalmente, o vermelho representava o sangue arterial, o azul, o sangue venoso e o branco, a bandagem. Quando o pilar tinha somente as cores azul e branco, indicava que o barbeiro não executava a função de cirurgião. Desta forma, facilitava a identificação dos estabelecimentos que ofereciam ou não esse tipo de serviço.

Hoje em dia, logicamente não é mais assim, mas o pilar continuou sendo uma referência das barbearias tradicionais em vários países, inclusive no Japão. Dia após dia, estão sendo substituídos por salões de beleza modernos e sofisticados, mas ainda continuam a ter sua clientela fiel: homens de meia idade.

188 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page