top of page

Dashimaki é mais do que um omelete


O Dashimaki é um alimento conhecido como “omelete japonês”, mas não é tão simples como você imagina. Abaixo, contaremos um pouco sobre esse típico prato dos cardápios japoneses.

Fonte: Anime Shokugeki no Souma

Existem inúmeros tipos de omeletes pelo mundo, desde os mais simples aos mais sofisticados. E nas terras nipônicas não é diferente. O Dashimaki apresenta uma série de características únicas que tornam o seu sabor tão especial. Vamos conhecer três curiosidades deste prato:

1- A principal diferença esta no Dashi

Como todo bom omelete, o Dashimaki possui ovos como ingrediente principal, além de ser frito numa frigideira. O Dash, como é conhecido o “caldo de peixe” no Japão, é o que torna o sabor tão especial. Esse caldo é rico em umami, um dos cincos gostos básicos do paladar humano e é responsável por tornar o omelete suculento e macio.

2- Tamagoyakinabe: a frigideira de fazer omelete

O Maki (rolinho), assim como o Dashi, caracteriza o Dashimaki pelo seu formato. Para moldar o omelete de forma quadrada, seus respectivos ingredientes são fritos em uma frigideira quadrada (ou retangular) muito conhecida no Japão pelo nome de Tamagoyakiki (ferramenta de fazer omelete) ou Tamagoyakinabe (panela de omelete). Fora do Japão, essa frigideira ganha o nome de Makiyakinabe.

3- A confusão entre Dashimaki e Tamagoyaki

Tamagoyaki, traduzido literalmente como “ovo grelhado”, também é conhecido como omelete japonês e muitas vezes confundido com o Dashimaki por seu formato. Mas diferente do Dashimaki, a receita do Tamagoyaki bem mais simples, pois no Dashimaki é acrescentado um molho shoyo especial com uma coloração mais clara, porém menos denso e mais salgado. Além, é claro, do dashi que torna o prato mais suculento e sofisticado.

Ficou com vontade de experimentar? Então pode vir ao Izakaya Danjou.

551 visualizações0 comentário
bottom of page