top of page

Os esportes mais praticados no Japão


A prática do esporte é tão importante no Japão, que instituiu-se o Dia do Esporte. Acima da prática do exercício físico, para os japoneses o esporte desenvolve a disciplina, a formação do caráter e incentiva o espírito esportivo.

E quais são os esportes mais praticados?

1) Sumô

Com mais de 2.000 anos de existência, o Sumô é o esporte nacional mais popular do Japão. E hoje em dia, é comum imaginamos lutadores grandes e gordos como praticantes de sumô, não é mesmo? Mas isso foi mudando gradualmente – algo que pode ser notado em vários outros esportes. A grande diferença para as lutas ocidentais é que não existe diferenciação de lutadores por peso, ou seja, todos podem lutar contra todos. Às vezes, essa disparidade é bastante curiosa para quem não está acostumado a ver uma luta de sumô.

Um campeonato de sumô, por exemplo, consiste na disputa entre dois lutadores que ficam no centro de um círculo de 4m55 de diâmetro delimitado por uma corda. Perde quem sair do círculo ou quem tocar o chão com qualquer parte do corpo que não seja a sola dos pés.

2) Judô Aceito oficialmente pelo governo japonês em 1886, o judô é reconhecido como o segundo esporte mais popular no Japão. Jigoro Kano, professor de educação física, criou este esporte que busca o desenvolvimento do corpo, mente e espirito, além de ser uma luta de defesa pessoal.

3) Beisebol Um esporte americano que surgiu nos meados do século XIX hoje é considerado por algumas pessoas como o mais popular dos esportes ocidentais no Japão. A paixão dos japoneses pelo esporte é tão grande que até mesmo campeonatos amadores são assistidos por grandes públicos e recebem transmissões televisivas. Mas claro que nada se compara ao campeonato profissional de beisebol que chega a levar mais de 50 mil pessoas aos estádios.

Além dos esportes mencionados acima, os japoneses ainda possuem grande adesão ao Karatê, Kendo e Futebol. Este último está em constante crescimento devido ao sucesso da seleção nacional em diversos campeonatos no comando do treinador brasileiro Zico. Além disso, a decisão do campeonato mundial de clubes, assim como outras competições que reúnem craques do mundo inteiro, contribuem muito para que hoje o futebol seja um dos esportes mais praticados nas escolas do Japão.

2.077 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page