top of page

A diversidade de bebidas no Japão


O Japão oferece muitas bebidas interessantes e diferentes para o paladar brasileiro, mas que valem a pena ser experimentados.

Além das suas peculiaridades na gastronomia, o Japão oferece uma gama enorme de bebidas alcóolicas interessantes e diferentes do paladar brasileiro, por exemplo.

Abaixo separamos 5 bebidas das mais populares no Japão.

  1. Shochu

É uma bebida destilada típica do Japão. Costuma ser destilada a partir da cevada, batata doce ou arroz, e tem uma graduação alcoólica de cerca de 25% (menos que o uísque ou a vodca, porém mais que o vinho e o saquê). A origem exata do shochu é incerta, mas antigamente bebidas fortes como shochu eram chamadas de araki ou rambiki (alambique), termo usado no Oriente Médio.

2. Sake

Amazake, também chamado de ama-saquê, é um vinho de arroz japonês doce, de teor alcoólico baixo, fabricado pela fermentação do arroz.

A bebida teve origem no período Kofun (250-538) e é mencionado no Nihon shoki. É considerado uma bebida para os dias frios, mas no período Edo (1603-1868) era consumido no verão para combater a fadiga. É muito nutritiva, de fácil digestão e rica em aminoácidos e vitaminas do complexo B.

3. Awamori

Uma bebida destilada típica de Okinawa (província do Japão). A bebida é semelhante a shocu e nos lembra a vodca, embora somente por conta da transparência, pois o sabor do Awamori é levemente mais áspero e ainda contém um leve toque de doçura.

Ao contrário de shochu, que pode ser produzida a partir de batata, cevada, arroz ou soba, Awamori é realizada com apenas três ingredientes: Água, levedura koji preta e arroz Thai. Na verdade, a bebida é uma versão japonesa de Lao Khao, uma bebida tailandesa que chegou nas ilhas em 1400.

4. Midori

Doce, verde, brilhante com essência de licor de melão e japonês. O midori é um dos drinks mais pop’s do Japão. Lançado em 1978 nos EUA, o Licor Midori foi o principal destaque em um dos eventos de drinks mais renomados do mundo, o “The Universe”. A partir de então, ganhou destaque na Europa e a pouco tempo no Brasil.

5. Umeshu

O Umeshu é um licor de ameixa japonesa chamada Ume. No início, a ameixa Ume, de origem chinesa, foi usada pela classe alta para fins medicinais. Mais tarde, quando o fruto chegou ao Japão, os japoneses começaram a preparar a bebida utilizando o shochu (licor feito de arroz, possivelmente originário da Pérsia), resultando em um conhaque de ameixa doce aromatizado e com um toque de acidez.

Normalmente é preparado a partir de uma mistura de álcool destilado, Ume e mel, mas também pode ser preparado com bebida alcoólica de sua preferência (sakê, pinga, whisky, vodka etc). Basta deixar as ameixas Ume dentro da garrafa durante seis meses aproximadamente.

E o que você acha de nos visitar e degustar do sorvete do Umeshu ou Midori? Com certeza será uma experiência incrível!

256 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page