top of page

Kimono e Yukata – Qual a diferença?


Você sabe o que são aqueles trajes que os japoneses utilizam e parecem com roupão? Na visão de um leigo da cultura japonesa é tudo igual, mas na verdade há muitas diferenças entre os Kimonos e os Yukatas.

Kimono

A palavra Kimono significa simplesmente vestimenta. Kimonos foram tradicionalmente utilizados por homens como roupa do dia-a-dia, mas hoje são trajes para cerimônias, festivais, ocasiões especiais e como robes. Os kimonos masculinos e femininos podem ter estampas simples ou elaboradas tendo como padrões mais populares dragões e carpas e geralmente são conservadores nas cores. Além disso, eles seguem uma etiqueta, ou seja, uma hierarquia cujo o uso depende da ocasião, estação do ano, do sexo, do grau de parentesco ou do estado civil da pessoa que o utiliza.

Uma diferença entre os modelos masculinos e femininos é que as mangas para os kimonos masculinos são completamente costuradas sob os braços, em comparação com o antebraço aberto das mangas no modelo feminino (a parte sob os braços destes kimonos chama-se tamoto).

Confeccionado a partir do algodão, seda, lã e variedades de fibras sintéticas, o kimono deve ser vestido com a parte direita sobre o corpo, e então sobreposta com a parte esquerda. Por fim é válido ressaltar que é uma vestimenta quente em comparação ao Yukata, por exemplo.

Yukata

A palavra yukata originou-se da composição das palavras yu (banho) e katabira (roupa de baixo). Antigamente os nobres da corte usavam yukatabira de linho que eram vestidos folgados, como um robe após o banho. Gradualmente a vestimenta começou a ser utilizada pelos guerreiros e pelo povo em geral quando os sofisticados banhos públicos tornaram-se populares. Hoje em dia, o yukata tradicional, geralmente confeccionado de algodão, é vastamente usado para festivais, ryokan, roupa de verão até como pijamas.

Considerado como um Kimono de verão, o yukata é uma vestimenta mais leve e diferencia-se principalmente pela forma como deve ser vestido.

E você, gostaria de ganhar um yukata? Fique atento em nossa fanpage que logo iremos anunciar novidades.

6.368 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page