top of page

Kakeibo: aprenda a economizar dinheiro no estilo japonês


Em tempos de crise e altas taxas de desemprego, temos que ser criativos na hora de economizar dinheiro. O Kakeibo promete ser uma técnica japonesa eficiente para poupar.

Kakeibo

Essa técnica japonesa surgiu em 1904 pelo jornalista Motoko Hani através de seu livro best-seller Kakeibo: a arte de economizar. O método promete economizar até 35% do salário com atitudes simples.

Como funciona?

A chave é ter disciplina, todos os gastos, valores ganhos e quanto queremos economizar deve ser anotado. Dessa forma metódica, você não perderá o controle ao final do mês. O princípio básico do kakeibo é refletir sobre as despesas com perguntas claras e objetivas, para isso, é necessário dividir os gastos em quatro grupos diferentes:

Sobrevivência – alimentação, transporte, luz, água, internet, aluguel e filhos se for o caso. Opcional – comer fora (mesmo um café) e pequenas compras dispensáveis. Cultura – livros, revistas, filmes, cinema, show, teatro, exposições. Extra – presentes, manutenções gerais e outros.

Sabendo exatamente o quanto está sendo gasto e para onde vai o dinheiro, você conseguirá responder as três perguntas do método japonês:

  • Quanto você tem em dinheiro?

  • Quanto você gostaria de guardar?

  • Quanto você está gastando?

  • Como pode otimizar as despesas?

Quanto mais honesto você for com sua realidade financeira, mais rápido será a eficácia do kakeibo na sua vida.

Organização

Com um caderno físico preenchido a mão é mais fácil de se concentrar e refletir sobre as economias pessoais. Usando os quatro grupos diferentes, você deixará definido um valor fixo para gastar nos itens opcional, cultura e extra.

Verbas definidas

Anotando como você gasta a verba destinada a cada um, terá um controle para que ele dure o mês todo. A dica é começar a economizar 35% do seu salário, já deixar reservado e administrar o restante para as demais despesas.

Anotações diárias

Não pode esquecer de anotar todos os gastos diários sem deixar para depois, dessa forma o trabalho será contínuo e organizado. Imagine, acumular todas as notas dos seus gastos para uma única data?

A quantidade pode assustar e causar ansiedade, além de ir ao contrário da filosofia do Kakeibo, que é ter controle.

Em entrevista para o The Journal, Fumiko Chiba, autor da tradução do livro em inglês Kakeibo – The Japanese Art of Saving Money (ainda sem tradução para o português) conta um pouco sobre a prática.

Para ele, a importância da prática fazer parte do seu dia a dia e não algo esporádico revela seus hábitos de consumo, dessa forma, você tem mais chances de mudar e melhorar os maus hábitos.

Se sentar no começo do mês e definir metas reais é uma maneira eficaz de manter o foco e o controle do planejamento. O método é um sucesso em todo Japão nos 114 anos de existência do kakeibo, pois, funciona. Até hoje é transmitida de geração para geração.

Trazer a gestão da vida financeira para o cotidiano elimina o medo que muitas pessoas sentem ao conferir o saldo bancário, em muitos casos, sem saber exatamente o que esperar. O registro de gastos passados, presentes e futuros fornecem informações valiosas sobre onde você agiu bem conforme o planejamento e quando você não atingiu sua meta mensal.

São insights valiosos para refletir e melhorar os hábitos de consumo. Com certeza, é um método para testar e tentar economizar dinheiro em 2018.


884 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page