top of page

Além do salmão! Conheça 5 variados e deliciosos peixes e frutos do mar consumidos no Japão


Quando pensamos na culinária japonesa, o salmão e o atum são os primeiros peixes que vêm à nossa mente. Deliciosos, suculentos, versáteis e populares. Não é difícil de imaginar o porquê fazem tanto sucesso. No entanto, o Japão oferece uma incrível variedade de peixes e frutos do mar, bastante desconhecidos pelos estrangeiros que vão ao país.

Muitas vezes, por não conhecermos e por não estarmos familiarizados com os seus nomes, não saímos da nossa zona de conforto. Dessa forma, elaboramos um guia com algumas das opções que você poderá encontrar nos restaurantes e nos mercados japoneses.

1- Tako / polvo (蛸)

Os oito tentáculos e o corpo do tako são comestíveis. Na culinária japonesa, são comumente servidos no topo do sushi e consumidos em forma de takoyaki (bolinhos de polvo).

2 – Kuruma ebi / camarão kuruma (車海老)

O tipo mais comum de camarão encontrado no Japão é kuruma ebi. É uma espécie grande, chegando a 30 cm (macho) e 17 cm (fêmea). Ele é apreciado cru, assado, grelhado, salteado ou frito em massa de tempura ou panko.

3- Ika / lula (烏賊)

Existem inúmeras variedades de lulas disponíveis no Japão. Algumas delas são: surume ika, comumente preparada seca, e aori ika, cuja carne é branca translúcida, macia e cremosa e é preparada como sushi e sashimi.

4- Aji / Carapau (鯵)

Aji é um peixe que possui de 15 a 20 centímetros e pesa até 1 quilo. Esse peixe pode ser preparado cozido, grelhado, assado ou à milanesa. Ele também pode ser servido como sushi. O peixe possui uma carne saborosa e leve.

5- Sanma / Pacific saury (秋刀魚)

Sanma é um peixe prateado, longo e esbelto. Ele pode ser assado inteiro e servido com shoyu e daikon ralado. No entanto, o sabor amargo das entranhas pode não ser tão agradáveis aos estrangeiros. No Japão, durante o final do outono e no início do inverno, também é possível encontrar o sanma sashimi, que é de textura delicada e não possui um sabor forte. A melhor época para o sanma é o outono, quando o seu teor de gordura é alto.

Okonomiyaki, por favor!

O Okonomiyaki é uma popular panqueca grelhada japonesa muito consumida aqui no Danjou.

A massa é elaborada com farinha, acrescentando caldo de vegetais ou peixe dashi, ovos e repolho finamente picado. Além disso, usualmente adiciona-se cebolinha, cebola, carne de porco ou bacon, polvo, lula, camarão, vegetais, kimchi, mochi ou queijo, tudo regado com finas tiras de maionese.

Fontes: Savoryjapan e Coisas do Japão.


295 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page