top of page

As 5 ruas japonesas que você precisa visitar


Se você já desejou conhecer o Japão antigo, onde os samurais permaneceram em velhas pousadas e comerciantes enchiam o ar com o cheiro de comida, então algumas dessas ruas tradicionais serão exatamente o que você precisa.

Por isso, vamos apresentar as cinco ruas mais apreciadas do Japão, a partir de caminhos com surpreendentes atmosferas históricas.

Oharai-machi, cidade de Ise, Prefeitura de Mie

A primeira rua fica na Prefeitura de Mie. Localizada na entrada de Ise Jingū, o santuário Xintoísta mais sagrado em todo o Japão, seu nome vem do ritual de purificação xintoísta conhecido como oharai, realizado para os peregrinos antes de passarem pelo portão de tori no final da rua principal.

Durante o período Edo (1603-1868), até quatro milhões de pessoas visitaram este santuário todos os anos, tornando esta uma das ruas mais movimentadas do Japão.

Hoje, a rua mantém muito do antigo espírito mercantil, com adegas de sake, lojas e tradicionais vendedores de rua com carrinhos. Na rua, as tradicionais construções de madeira usam o mesmo Tsumairi, estilo arquitetônico de duas águas, que também é usado nos edifícios religiosos japoneses. A rua é pavimentada por 800 metros com pedra, ao lado de um pitoresco rio.

Tsumago-juku, cidade de Nagiso, Prefeitura de Nagano

Situada nas montanhas de Nagano, esta rua foi uma das duas principais rotas de viagem ligando Quioto com Edo (atual Tóquio). Ela atravessa Kiso Valley e está localizada na margem leste do Araragi-gawa (Rio Orchid).

Esta foi a primeira área no Japão a ser escolhida como um importante Distrito de Preservação de Edifícios Históricos, em 1976. Os senhores feudais e seus acompanhantes viajavam pela cidade pelo menos uma vez por ano, e sua graciosa atmosfera permanece até hoje.

Em abril, é possível apreciar a Sakura, flor da cerejeira, ao lado do Centro de Informações Turísticas. Durante o inverno, quando a cidade fica coberta de neve, é possível sentir os espíritos dos viajantes na quietude misteriosa do local.

Shirakawa-go, Vila Shirakawa, Prefeitura de Gifu

Esta é uma das cidades famosas que carregam a herança do Japão, com enormes gassho-zukuri (telhado de colmo) nas casas a vila está fechada para a entrada de automóveis e suas ruas são verdadeiros caminhos poéticos.

O distrito de Ogimachi de Shirakawa-go forma uma paisagem única junto com a área circundante, o local foi avaliado e selecionado como um importante Distrito de Preservação de Edifícios Históricos em 1976.

Em 1995, as aldeias históricas de Shirakawa-go e Gokayama foram registradas como Patrimônio Mundial da UNESCO. Muitas pessoas recomendam visitar a cidade no inverno, quando a paisagem tradicional única é especialmente iluminada à noite.

Kurashiki-bikanchiku, cidade de Kurashiki, Prefeitura de Okayama

A cidade de Kurashiki é uma cidade velha que floresceu durante o período de Edo e foi designada como uma área da beleza especial e preservada com cuidado desde 1969.

Com ruas pitorescas em um ou outro lado de um longo canal, os povos chamaram-na de a “Veneza do Oriente “.

A cidade tem história como um centro de distribuição de arroz. O nome Kurashiki é uma palavra relativa às casas de vendas, e você ainda pode ver muitos destes armazéns brancos alinhados ao longo da rua. O bairro histórico, repleto de lojas tradicionais e restaurantes, é um ponto turístico popular.

Há vários museus pequenos, cafés e boutiques para visitar. Perto do canal é possível encontrar o mais antigo museu de arte ocidental do Japão, o Ohara Museum of Art e parar para ver um dos “Lírios de água” de Monet, comprados diretamente de Monet há quase um século atrás.

Taketomi-cho, Ilha de Taketomi, Prefeitura de Okinawa

A Ilha de Taketomi fica a 300 km sudoeste da ilha principal de Okinawa. A cidade de Taketomi é bem conhecida por fileiras distintas de casas tradicionais de telhado vermelho, construídas usando um estilo arquitetônico que remonta a uma época em que as ilhas eram uma localidade separada do Japão e governadas pelo Reino Ryūkyū.

A rua nos leva a um Japão bem original, com estradas da areia branca cercada por paredes de pedra. A cidade de Taketomi foi designada como uma área importante de edifícios históricos preservados.

Fonte: Matome e Coisas do Japão.


749 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page