RESERVAS

Pelo fone: (51) 3029-8158

- Tolerância de 15 minutos a partir do horário de sua reserva.

- Para sexta e sábados só serão aceitas reservas até as 20:30.  

- As reservas devem ser efetuadas até as 11:00 do mesmo dia para o almoço e 17:00 para a noite. 

CONTATO

VAGAS

QUER FAZER PARTE?

ENVIE SEU CURRÍCULO!

administrativo@izakayadanjou.com.br

ver
blog
Please reload

Posts Recentes

10 erros mais comuns ao comer comida japonesa

January 29, 2018

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

Maneki-neko: o gatinho japonês da sorte

August 20, 2018

 

O Maneki-eko, denominação japonesa do gatinho da sorte, ou gato que acena, é uma figura muito importante da cultura e tradição japonesas. O gato da Sorte, ou Gato do Dinheiro ou Gato da Boa Sorte é normalmente feito de cerâmica e é encontrado usualmente em lojas, restaurantes, pachinkos e outros negócios. É um presente que é dado para amigos e parentes para desejar boa sorte e trazer dinheiro.


Dizem que as imagens de Maneki-neko com a pata direita levantada, supostamente atrai dinheiro e saúde, enquanto que, a pata esquerda estendida, atrai clientes e prosperidade.


Origem


A origem desta figura é incerta, embora acredita-se que eles apareceram no Japão, no que foi conhecido como período Edo, que compreende do século XVII até o XIX. 


Essa figura estaria ligada a duas lendas: a de um homem que estava embaixo de uma árvore em dia de chuva, prestes a ser atingida por um raio, quando um gato o acenou e o chamou para longe, salvando a sua vida; e a outra, que conta a história de uma gueixa que foi salva pela cabeça do seu gato morto, que caiu em cima de uma cobra que estava prestes a mordê-la. 


Adornos do maneki-neko


Geralmente, o gatinho é feito em cerâmica na cor branca, simbolizando a pureza. Quase todos são representados usando coleira vermelha com um sino pendurado, que dizem ser lembrança dos costumes do período Edo (1603 – 1867), quando o gato era um animal de estimação muito caro. 

 

Além disso, o maneki-neko mais comum é representado segurando um koban (moeda de ouro do Período Edo), que possui forma ovalada. 
 

No Japão, existe até mesmo um templo dedicado a esta lendária figura, o templo Gotokuji, em Tóquio. Saiba mais sobre o templo em: https://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2018/08/07/mais-de-10-mil-gatos-da-sorte-decoram-templo-no-japao.ghtml
 

Fontes: Mundo-nipo; Meus Animais
 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga