top of page

A origem do sushi


O sushi surgiu por acaso. Sim! Este delicioso prato consumido no mundo inteiro, surgiu devido a necessidade dos chineses e japoneses de armazenaram peixe cru, no século IV a.C.

A primeira técnica: Narezushi

A primeira técnica de conservação surgiu em VII no Japão, e consistia em salgar os filés do peixe cru e acondicionar em um barril de madeira com camadas de arroz cozido entre eles. Com a fermentação natural do arroz, ocorria a liberação de ácido láctico, o que azedava o peixe e garantia sua conservação. O processo durava de 1 a 3 anos. Essa técnica foi aprimorada, com o uso de pedras para prensar o peixe cru e o arroz.

A segunda técnica: Nama Narezushi

Oito séculos depois, em XV, surge uma técnica com período de fermentação menor (cerca de 1 mês) que já permitia o consumo do arroz e do peixe juntos. Esta é considerada a primeira forma do sushi moderno.

Introdução do vinagre para conservar

No século XVII, o médico Matsumoto Yoshiichi, introduziu o vinagre no preparo do arroz. Isto diminuiu o tempo de preparo do sushi para 1 dia. lém do ganho em tempo de preparo do sushi, o vinagre adicionou um sabor especial ao prato.

O “primeiro sushiman”

No século XVIII surge aquele que é considerado o primeiro “sushiman” da história: Hanaya Yohei. Ele criou o tipo de sushi mais popular, o Nigirizushi. Um bolinho de arroz de sushi com uma fatia de peixe cru por cima, para consumo imediato, que podia ser manuseado com as mãos, dispensando os hashis. Como não havia refrigeradores, os peixes eram marinados em molho de soja ou vinagre e o tamanho era aproximadamente o dobro dos atuais.


334 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page