top of page

Cinema Japonês: samurais, gangsters e animes


O cinema no Japão surgiu em 1897, com os filmes mudos, geralmente retratando aventuras de época e história de samurais injustiçados. Os filmes eram mudos, mas os japoneses criaram uma espécie de “dublagem ao vivo”, no qual uma pessoa reproduzia os diálogos do filme, interpretando as vozes dos vários personagens durante a projeção.

Em 1913, foi produzido o primeiro grande filme japonês: Chushingura (Os 47 Ronins). A história conta que um grupo de samurais (exatamente 47) foram forçados a se tornarem (samurais sem um senhor), depois que seu daimyō (senhor feudal) foi obrigado a cometer seppuku (ritual suicida).

47 Ronins (1913)

No período pós-guerra, os filmes foram parcialmente censurados, devido à ocupação americana no país. Em 1950, os filmes voltam à todo vapor, com filmes de gangsters japoneses (yakuza), comédias e dramas de samurais.

Os Sete Samurais (1954)

No período de 1950 e 1980, um produtor cinematográfico teve destaque: Akira Kurosawa, que consagrou o cinema japonês ao redor do mundo, recebendo diversos prêmios por suas obras:

Yojimbo, o Guarda Costas (1961)

Kagemusha, o guerreiro das sombras (1980)

Além de Kurosawa, Nagisa Oshima é um produtor que também merece destaque, com filmes do gênero yakuza e thrillers, que envolvem paixão e tragédias.

Recentemente, são produções em desenho animado que vem alcançando alto nível de produção e bilheterias milionárias no Japão. Neste cenário, destacam-se Hayao Miyazaki, que produz animes desde 1984. Dentre suas principais produções: Majõ no Takyuubin (O Serviço de Entrega de Kiki, 1989), Sento Chihiro no Kami Kakushi (A Viagem de Chihiro,2001) e Hauru no Ugoku (O Castelo Animado, 2004).

A viagem de Chihiro (2001)

O Castelo Animado (2004)

E você, tem algum filme japonês preferido? :)


80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page