top of page

Por que os japoneses tiram os sapatos ao entrar em casa?


Você já deve ter visto ou escutado falar que, ao entrar em um lar japonês, deve tirar seus sapatos, certo?

Na cultura oriental, tirar os sapatos ao entrar em casa é um hábito muito antigo. Não somente para entrar em sua própria casa, mas também para entrar nos lares de outras pessoas.

Esse costume, que pode parecer incomum para os ocidentais, possui alguns motivos para ser realizado:

1 – Higiene: a ideia dos orientais é proteger o interior do lar da possível contaminação trazida da rua – e, de fato, eles têm razão: com esse hábito, você pode reduzir em até 85% a quantidade de poeira, toxinas e sujeiras que entram em sua casa todos os dias.

2 – Respeito: para os japoneses, a casa é como um santuário. Assim, descalçar para entrar em algum lugar é um gesto de respeito – demonstra que você não quer sujar o ambiente e que, assim como em um lugar sagrado, você está sendo humilde para despir os pés ao entrar no local.

3 – Energias impuras: os japoneses acreditam que além da higiene física do ambiente, é importante atentar-se a higiene espiritual. Ao tirar os sapatos antes de entrar no recinto, acredita-se que as energias impuras da rua não entram no local e não invadem a harmonia do lar.

O local onde são deixados os calçados chama-se genkan. Ele fica bem na entrada da casa japonesa e é sempre um degrau abaixo da entrada principal. No genkan você retira os sapatos, sobe esse degrau da entrada e depois vira os sapatos, deixando-os alinhados em direção à porta. Isso facilita na hora de calçá-los novamente. Geralmente, nessa entrada, ficam as famosas surippas (スリッパ), do inglês “slipper”, que são uma espécie de chinelinhos que se usa no interior das casas.

E você, curtiu esse costume oriental? Que tal fazer na sua casa também?


214 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page