top of page

Shigetaka Kurita: o homem que inventou os emojis há 20 anos


A criação dos emojis revolucionaram a forma como as pessoas conversam na era digital. Há 20 anos, a invenção japonesa foi desenvolvida com sucesso por Shigetaka Kurita.

Shigetaka Kurita

Shigetaka Kurita era um jovem de 25 anos e trabalhava na empresa telecom NTT DoCoMo como designer de interface. Enfrentou várias limitações de tamanho e qualidade de imagem, mas criou 176 símbolos (pictogramas) em 1999. Eles tinham tamanho compacto (12 x 12 píxels) de apenas 3 kilobytes baseados em desenhos que ele fez a mão.

Ele idealizava uma forma de aprimorar a comunicação dos japoneses pelo celular. Na época o aparelho portátil fazia sucesso no Japão. Ele queria uma forma de expressar emoções de outra forma, senão as palavras. A palavra emoji é uma criação da junção dos kanjis 絵 (e/figura), 文 (mo/escrita) e 字 (ji/caractere).

Os 176 pequenos pictogramas eram carregados de significados e ficaram prontos em apenas cinco semanas.

Emoji

Desde então, os emojis se espalharam pelo mundo com imagens personalizadas de acordo os costumes e cultura local de cada país. Além disso, muitos são considerados universais. Por um tempo, os emojis ficaram limitados no Japão e outras empresas de telefonia copiaram os pictogramas de Shigetaka Kurita.

Foi apenas em 2010 que o emoji foi incorporado ao Unicode, um padrão em softwares de código de texto usado pelos governos. Naquele ano, eles foram ampliados para 722 e lançados pelos sistemas operacionais Android e iOS. Porém, foi em 2012 que eles se tornaram um sucesso global.

Atualmente, são 2.789 emojis cadastrados no Unicode e sua qualidade em píxels e tamanho foram melhorados. Bem diferentes dos pictogramas pixelados de Kurita.

Até os dias atuais, a invenção é vista como revolucionária e incrível por desenvolvedores e designers pelo mundo.

Inspiração

Segundo Kurita, ele se inspirou nos mangás, nos pictogramas e alguns outros recursos não revelados. Segundo ele, as imagens contemporâneas não são consideradas emojis. A maioria são apenas figuras simples e sem a semântica linguística que ele idealizou.

Ainda assim sua visão é positiva. Afinal, eles são usados para melhorar a comunicação digital entre pessoas.

Curiosidades

De acordo com dados oficiais da rede social Facebook, 900 mihões de mensagens foram enviadas pelo aplicativo Messenger apenas com emojis. Um dos mais famosos, segundo o site emojitracker é a imagem com lágrimas de riso. Ele foi usado mais de 2 bilhões de vezes no Twitter desde seu monitoramento em 2013.

O emoji favorito de Shigetaka Kurita é o de coração pelo seu significado positivo. O emoji de coco é o que faltou em sua lista e gostaria de ter feito. Segundo Kurita, seus superiores na empresa NTT DoCoMo sinalizaram que não era uma boa ideia.

Via Coisas do Japão.

227 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page