top of page

O Campeonato Japonês de Futebol (J-League) e os clubes participantes


A Liga Japonesa com certeza lhe faz lembrar dos tempos áureos de Winning Eleven, correto? Pois bem, a J-League foi criada em 1992, e sua primeira temporada começou no dia 15 de maio de 1993. A liga começou com dez times, oriundos da antiga liga japonesa de futebol criada no pós-guerra japonês.

O sucesso da primeira temporada foi tamanho que deu origem a uma rápida expansão, com praticamente dois novos times se juntando à liga a cada nova temporada até a disputa de 1996. Em cada uma das duas temporadas seguintes, um novo time se juntou à liga.

Para você conhecer um pouco mais, listamos abaixo os clubes que estão competindo a J-League 2017:

Cerezo Osaka

Cidade: Osaka Estádio: Estádio Nagai

A equipe, chamada originalmente de Yanmar Diesel começou suas atividades em 1957, como uma equipe da empresa Yanmar. Ela foi uma das fundadoras originais da extinta Japan Soccer League. Com quatro títulos da liga japonesa conquistados, foi um esteio da Primeira Divisão JSL, até 1990, quando foi rebaixado e, assim, juntou-se ao ex-Japan Football League em 1992.

Kashima Antlers

Cidade: Kashima

Estádio: Kashima Soccer Stadium

Até 1991, antes da criação da J-League, o Antlers se chamava Sumitomo Metals e atuava na JSL, uma espécia de segunda divisão amadora. Ao ser promovido para a J-League, então mudou de o nome para Kashima Antlers F.C. A mudança foi desde o escudo até as cores (o uniforme que era azul foi para vermelho), mudou a mascote do clube chegando à versão utilizada até hoje.

Além disso iniciou a reforma do seu estádio, o Kashima Soccer Stadium. Hoje chamado de Estádio Kashima.

Kawasaki Frontale

Cidade: Nakahara

Estádio: Todoroki Athletics Stadium

Fundado em 1955 como Fujitsu FC, fazia parte da era amadora do futebol nipônico, quando apenas clubes de empresas competiam, como o Yomiuri (atual Tokyo Verdy), Toshiba (hoje Consadole Sapporo) e NKK (ainda ativo).

Após várias tentativas de profissionalização, o clube passou a ser independente da Fujitsu em 1997, ganhando a denominação de Kawasaki Frontale, que perdura até hoje. Curiosamente, o primeiro uniforme do Frontale era semelhante ao do Grêmio, e o escudo também foi "emprestado" da equipe brasileira.

Kashiwa Reysol

Cidade: Kashiwa Estádio: Hitachi Kashiwa Soccer Stadium

Fundado em 1940 como Hitachi, Ltd. Soccer Club em Koganei, a equipe foi um membro fundador da antiga Liga de Futebol Japonesa. Teve algum sucesso em meados dos anos 1970, ganhando vários Copa do Imperador títulos e JSL e contribuindo para vários jogadores para o Seleção Japonesa de Futebol.

Em 1986, a equipe mudou-se de Koganei de Kashiwa, mas levou um tempo para se adaptar a nova cidade, como eles foram rebaixados para a Divisão JSL 2 no fechamento da temporada. Eles voltaram à primeira divisão em 1989, voltaram a cair novamente em 1990 e voltar em 1991. Como o advento da J. League tinha chegado cedo demais para eles, Hitachi preferiu relegar-se na estação JSL passado.

Yokohama F. Marinos

Cidade: Yokohama Estádio: Estádio Internacional de Yokohama

Fundado em 1972 com o nome de Nissan F.C., a equipe inicialmente criada como um time de futebol de faculdade e universidade com sede na cidade de Yokohama. Nos Anos profissionais da J-League mudou de nome para Yokohama Flugels.

Em 1988 e 1989 venceu a Liga Japonesa de Futebol (JSL), venceu 3 vezes a Copa da Liga Japonesa (JSL Cup) em 1988, 1989 e 1990. E venceu também 6 vezes a Copa do Imperador em 1983, 1985, 1988, 1989, 1991, 1992. Em 1992 venceu Recopa Asiática. Em 1992 se juntou a Liga Profissional de Futebol do Japão e o nome do time mudou para Yokohama Marinos.

Gamba Osaka

Cidade: Osaka Estádio: Suita City

Fundado em 1980, no distrito de Nara, como o clube de futebol Matsushita Electric Industrial Co., Ltd. (empresa que foi renomeada como Panasonic Corporation em 1 de outubro de 2008, o Gamba Osaka foi um membro da extinta liga de Futebol do Japão (JSL). Em 1992, afiliou-se à J.League.

Júbilo Iwata

Cidade: Iwata Estádio: Yamaha Stadium

O clube começou como time da companhia Yamaha Motor Corporation em 1970, disputando torneios na prefeitura de Shizouka.

Urawa Red Diamonds

Cidade: Saitama Estádio: Estádio Saitama 2002

O clube foi fundado em 1950 com o nome de Shin-Mitsubishi Heavy Industries, mudou o seu nome posteriormente para Mitsubishi Heavy Industries, (1964). Foi um dos clubes fundadores da Liga Japonesa de Futebol (JSL), que foi o período amador da liga japonesa nacional.

No início da década de 1990 mudou seu nome para Mitsubishi Motors (por um curto período), e posteriormente em 1992 mudou de novo para o seu atual nome Urawa Reds, para se adaptar a profissionalização da nova J-League.

Vissel Kobe

Cidade: Kobe Estádios: Estádio Kobe Wing e Kobe Universiade Memorial Stadium

Fundado em 1966 como Kawasaki Steel Soccer Club, disputou sua primeira competição oficial vinte anos depois, na Segunda Divisão da Japan Soccer League (embrião da atual J. League).

F.C Tokyo

Cidade: Tokyo Estádio: Ajinomoto Stadium

O clube foi fundado em 1 de outubro de 1999. Antes de se profissionalizar, era chamado de Tokyo Gas, nome da empresa de fornecimento de gás do país.

Sagan Tosu

Cidade: Tosu Estádio: Tosu Stadium

undado em 1987, inicialmente tinha como sede a cidade de Hamamatsu, mudando-se para Tosu em 1994, adotando o nome Tosu Futures, mudando para Sagan Tosu três anos depois. Após boas temporadas na Japan Football League (Terceira Divisão japonesa), o time ganhou uma vaga para a recém-criada J. League 2, terminando sua primeira temporada como profissional em oitavo lugar.

Shimizu S-Pulse

Cidade: Shimizu Estádios: Nihondaira Stadium e Shizuoka Stadium

Ingressou na J. League em 1991, e atuava na cidade de Shimizu na província de Shizuoka, depois com a união das cidades vizinhas passou a jogar em Shizuoka, na mesma província. Seu estádio é o Nihondaira Stadium e utiliza o estádio Miho, do campo de esportes da cidade de Shizuoka para efetuar seus treinamentos.

Vegalta Sendai

Cidade: Sendai Estádio: Yurtec Stadium

Foi fundado em 1988, como Tohoku Electric Power Co., Inc. Soccer Club. Manda seus jogos no Sendai Stadium, com capacidade para 19.694 torcedores.

Ventforet Kofu

Cidade: Kofu Estádio: Kose Sports Stadium

Foi fundado em 1965, como Kofu Club por estudantes e amigos da Kofu Dai-ichi High School o clube fez parte da antila japonesa. Para se profissionalizar e ingressar como clube da J-League, o clube mudou seu nome para Venttfort Kofu e ganhou o atual nome em 1999.

Consadole Sapporo

Cidade: Sapporo Estádio: Sapporo Dome

Fundado em 1935, como Toshiba Horikawa-cho Soccer Club. Em 1980, passa a se chamar Toshiba Soccer Club, ganhando o atual nome em 1996. Sua estreia na J. League foi em 1998, tendo como destaques os veteranos Dido Havenaar e Jorge Dely Valdés, porém a experiência de ambos foi insuficiente para manter o Consa na elite do futebol nipônico.

Omiya Ardija

Cidade: Saitama Estádio: NACK5 Stadium

O clube foi fundado em 1964, pela Nippon Telegraph and Telephone Saitama Soccer Selection em Urawa, Saitama, atuando nas divisões locais da JSL até os anos 90.

Apenas em 1998 o clube se filiou a J-League e passou a categoria profissional, para se separar de clube empresa, adotou o nome Ōmiya, sede do clube e "Ardija" que na língua espanhola "ardilla" é o nome para esquilo, o mascote da cidade Omiya e também o parque na qual o clube é sediado.

O clube tem como grande rival o Urawa Red Diamonds com quem faz o "Derby de Saitama".

Sanfrecce Hiroshima

Cidade: Hiroshima Estádio: Edion Stadium

O clube originariamente fora criado em 1938 como Toyo Kogyo Syukyu Club, após conquistas até a década de 70, o time se tornou um clube da companhia automotiva Mazda o Mazda Soccer Club era um clube da Mazda até 1992. Para se profissionalizar e ingressar como clube da J-League, o clube mudou seu nome para Sanfrecce Hiroshima, o nome é relacionado a uma lenda local.

Albirex Niigata Football Club

Cidade: Jurong (Singapura) Estádio: Jurong East Stadium

O Albirex Niigata Football Club é um clube de Singapura, fundado em 2004. É a equipe satélite do clube japonês Albirex Niigata, e seus jogadores são todos nascidos em território japonês.

Seus jogos são mandados no Jurong East Stadium, com capacidade para abrigar 2700 torcedores. As cores do Albirex singapuriano são laranja, azul e branco.

410 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page