top of page

O início de uma nova era no Japão, a era Reiwa


O imperador Akihito cedeu, no último dia de abril de 2019, o trono ao seu filho após mais de 30 anos de império. Ao anunciar o nome da nova era em 1° de abril, Era Reiwa, o primeiro-ministro Shinzo Abe se pronunciou sobre “promover a cultura e, com o coração repleto de gratidão pelos dias pacíficos, nos quais é possível apreciar a beleza natural, construir uma nova era juntamente com o povo japonês”.

O Significado do Reiwa

O nome tem como origem a mais antiga compilação de poesias do Japão chamada Manyoushu de aproximadamente 1200 anos atrás. O significado do Reiwa é entendido nos seus dois kanjis. O primeiro caractere REI (令)significa “boa fortuna” e a segunda WA (和) significa “paz” ou “harmonia”.

É a primeira vez na história do Japão que o nome da era vem de uma literatura clássica japonesa. No nome das outras era, inclusive a Heisei, eram usados kanjis de literatura chinesa antiga.

Primeira sucessão de um imperador vivo

Uma curiosidade que difere o Reiwa das outras eras recentes, como Heisei, Shouwa, Taisho e Meiji, é que o governo anunciou o novo nome enquanto o imperador atual está vivo. Isso é devido a abdicação do atual imperador Akihito, devido às questões de saúde. É a primeira vez que isso acontece desde 1818, há 200 anos.

Aprovação de 74% dos japoneses

Muitas pessoas no Japão receberam o nome da próxima geração do país, Reiwa, com aplausos e esperanças de paz. Em uma pesquisa conduzida pela Kyodo News após o anúncio do novo nome foi constatado que 73,7% gostaram do nome, enquanto 15,7% não gostaram.

Quase 85%, entretanto, viram a escolha do governo de um nome tirado de um clássico japonês, em vez de chinês, como positivo. A pesquisa também mostrou que a taxa de apoio para o gabinete do primeiro-ministro Shinzo Abe subiu 9,5 pontos percentuais: De 43,3% para 52,8% sendo que a pesquisa anterior foi realizada em março.


75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page