top of page
  • Foto do escritorDanjou

A lenda dos mil tsurus

Considerado sagrado, o Tsuru é uma das aves mais apreciadas na cultura asiática. O pássaro mítico inspirou muitas lendas, crenças e artes baseadas em sua beleza e história. Segundo a crença, um tsuru pode viver 1000 anos, sendo considerado o símbolo da longevidade e juventude no Japão. Ainda segundo a lenda, se construir mil origamis de Tsurus, terá seus pedidos atendidos pelos deuses.


Os Tsurus também eram os pássaros companheiros dos monges eremitas que faziam meditação no alto das montanhas. Acreditava-se que estes anciões possuíam poderes sobrenaturais que retardavam seu envelhecimento. Com o tempo, esses poderes místicos foram creditados as aves companheiras de peregrinação. Sendo consideradas talismãs de poder, conquistaram o título de “Pássaro da longevidade”.


Na Ásia, a crença da juventude perdura até os dias atuais, onde essas aves simbolizam a mocidade eterna e a felicidade plena. Pois, por serem monogâmicas, também são o símbolo do amor conjugal e a fidelidade, pois, acredita-se que somente a morte os separa. O pássaro de plumagem branca está entre as mais belas aves do Mundo. 


A arte do Origami


Os Tsurus inspiraram muitas crenças, e estas, a arte. Uma de suas formas mais reconhecidas no Mundo é o “Origami”, arte de dobradura de papel. Tanto, que muitos também consideram o tsuru como o símbolo dessa tradicional arte japonesa. Até algum tempo atrás, era comum encontrar no Japão pedaços de barbantes amarrados com vários desses tsurus de papel, que eram pendurados no teto para distrair os bebês ou deixados nos templos para pedir proteção.


No Japão, acredita-se que ao fazer mil tsurus de papel, a pessoa terá seus desejos realizados pelos deuses. Baseados nessa crença, é comum muitos enfermos receberem tsurus de presente.


E você já conhecia os Tsurus?

1.420 visualizações0 comentário
bottom of page