RESERVAS

Pelo fone: (51) 3029-8158

- Tolerância de 15 minutos a partir do horário de sua reserva.

- Para sexta e sábados só serão aceitas reservas até as 20:30.  

- As reservas devem ser efetuadas até as 11:00 do mesmo dia para o almoço e 17:00 para a noite. 

CONTATO

VAGAS

QUER FAZER PARTE?

ENVIE SEU CURRÍCULO!

administrativo@izakayadanjou.com.br

ver
blog
Please reload

Posts Recentes

10 erros mais comuns ao comer comida japonesa

January 29, 2018

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

As placas e as sinalizações no Japão

October 24, 2019

Assim como no Brasil e no resto do mundo o Japão possui 3 tipos de placas: as de regulamentação, advertência e as de indicação. Elas são um pouco diferentes das brasileiras, mas ambas seguem um padrão internacional.

 

 

Vale lembrar que o Japão usa sinalizações de trânsito no solo, além das placas. Você pode encontrar indicações de velocidade, de pare e diversas outras informações no chão. Cabe destacar que os ciclistas e pedestres também devem obedecer às leis de trânsito do Japão porque estão sujeitos a multa. Tenha bastante cuidado porque as leis e punições do Japão são severas e mantém todo mundo na linha.

 

AS PLACAS DE REGULAMENTAÇÃO

 

As placas de regulamentação (規制標識 – kiseihyoushiki) têm por finalidade informar os usuários sobre condições, proibições, obrigações ou restrições no uso da via.

 

O sinal de parada japonesa é um triângulo vermelho, apontando para baixo com texto tomare (止まれ), que significa pare. Os sinais de proibição são redondos com fundos brancos, bordas vermelhas e pictogramas azuis. Os sinais de instruções obrigatórias são redondos com fundos azuis e pictogramas brancos.

 

 

As placas de proibido parar ou de estacionar podem ter um número que indica os horários que são proibidos estacionar ou parar. Lembrando que o parar no Japão é de no máximo 5 minutos e o motorista deve estar dentro do carro.

 

As placas azuis com setas costumam mostram a direção obrigatória e permitida. Existem outras placas azuis que ficaram de fora ou são raras, mas todas indicam algo que você deve seguir ou fazer.

 

PLACAS DE ADVERTÊNCIA (sinais de aviso) 

 

As placas de advertência japonesas ou sinais de aviso (警戒標識 – Keikai hyōshiki) são no mesmo formato, amarelo e losango. Porém algumas placas de advertência japonesa são diferentes e merecem destaque. Podemos observar que a única diferença de algumas placas japonesas é que os animais ou pessoas andando nela estão na direção oposta, isso porque o trânsito lá é do outro lado.

 

Essas sinalizações de trânsito costumam ser encontradas 30-200 metros à frente do avisado, e necessita sua atenção.

 

 

 

O ponto de exclamação indica outros perigos não especificados. Podemos notar também que as placas indicam animais específicos como coelhos, macacos e guaxinim. Existe uma placa para indicar rajadas de ventos perigosas (terceira da segunda coluna). A segunda placa da primeira coluna mostra o perigo de pedras caírem. A última placa índica que o local é escorregadio.

 

OUTRAS SINALIZAÇÕES

 

Os sinais de indicação em japonês são chamados de shiji hyoushiki (指示標識) e podem ser literalmente traduzidos como marcadores de instruções. Eles possuem vários formatos diversos e costumam estar em azul.

 

Diferentes escudos indicam a rota ou nome da via. As rotas comuns costumam ter um escudo azul, enquanto as estradas expressas possuem um escudo verde. No Japão existem faixas de pedestres que permitem a passagem de ciclistas junto com pedestres, enquanto no Brasil precisamos descer da bicicleta.

 

Existem outras placas com informações de cruzamentos, cidades, bairros, estações de trem e até escada rolante.

 

O que você achou das placas? Acha que algum modelo destes seria interessante para usar no Brasil?

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga