top of page

Hina Matsuri, o dia das meninas e o festival das bonecas


É no dia 3 de março que se comemora o Hina Matsuri (ou Hina No Sekku), o dia das meninas no Japão. É nesta data que as pessoas rezam para a felicidade e o crescimento saudável de todas as meninas. As famílias que tem filhas novas enfeitam sua casa com uma exposição de bonecas, além de oferecem bolachas de arroz e outros alimentos a elas.

Crença

No Japão, os antigos e tradicionais acreditam que, quando uma menina nasce em uma família, os avôs oferecem ao bebê um Hina-ningyoo. Estas bonecas servem para proteger as meninas de doenças, espíritos malignos e má sorte.

Geralmente, as famílias que têm meninas, comemoram este dia exibindo bonecas em trajes típicos (Hina-ningyo), montadas em uma plataforma de vários andares (Hina-dan), que representam a antiga corte imperial japonesa.

Origem

O costume de exibir bonecas começou durante o Período Heian. Antigamente, as pessoas acreditavam que as bonecas possuíam o poder de conter os maus espíritos. O Hinamatsuritem suas origens em um antigo costume japonês chamado Hina Nagashi (Bonecas flutuantes), onde as bonecas são colocadas sobre um pequeno barco de palha e enviadas às águas dos rios.

Acredita-se que ao serem lançadas às correntezas do rio, as bonecas estejam levando todo o mal. Hoje em dia, essa prática já não é tão comum, embora exista lugares do Japão onde ainda exista essa prática.

Música tradicional do Hina Matsuri

Durante as celebrações do Hina Matsuri, Há ainda uma música tradicional que representa o festival. A música “Ureshii Hina Matsuri ” (Feliz Festival das Bonecas) geralmente é cantada nas escolas pelas crianças durante as celebrações do evento.

Via Nipo Mundo

Fontes de pesquisa: Livro ‘Japan – Dictionary Culture and Civilization’ | Autores: Frederic Louis David and Alvaro Iwang Livro ‘Legends of Japan’ | Author: F. Hadland Davis Dicionário ‘Shogakukan’ – Dicionário Universal Japonês-Português | Autor: Jaime Coelho | Editora: Shogakukan Embaixada do Japão no Brasil Portal Japão em foco

97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page