top of page

O majestoso movimento Visual Kei


O Visual Kei ((ビジュアル系) ou Visual Rock é um movimento musical que mistura vários estilos de rock e forma mais uma das tribos que frequentam as ruas de Tóquio. É caracterizada por um estilo Punk/Gótico híbrido, influenciada pelas bandas de J-Rock como Devil Kitty e Mar Luna.

Na imagem, a banda de JRock Visual Kei, The Gazette.

Ou seja, refere-se a um movimento entre músicos japoneses caracterizada por trajes elaborados, maquiagens marcantes, cabelos coloridos com penteados incomuns, performances extravagantes e em alguns casos, aliado a uma estética andrógina.

O movimento surgiu no final de 1980 e teve como auge os anos 90. As primeiras bandas Visual Kei foram a banda X Japan, D’Erlanger, Dead End, Buck-Tick, Kamaitachi e Color. Logo, surgiram novas bandas como Glay, Kuroyume, Luna Sea e L’Arc-en-Ciel.

Durante o mesmo período, bandas como Kuroyume, Shazna, Malice Mizer e Penicilina, também ganharam popularidade embora o sucesso não tenha sido tão bem-sucedido comercialmente. Na Europa e EUA, o Visual Kei passou a ganhar popularidade somente nos anos 2000, através das bandas Moi dix Mois, D’espairsRay, BLOOD, Kagerou, Kagrra,, Onmyo-Za, Nightmare e the Gazette.

Porém, um ano antes, em 1999, a popularidade mainstream no Visual Kei começou seu declínio no Japão. A banda X Japan tinha dissolvido e a morte do guitarrista Hideto Matsumoto, em 1998, chocou inúmeros fãs. Logo depois, foi a vez de Luna Sea se dissolver em 2000, e L’Arc-en-Ciel entrou em um hiato no mesmo ano.

Em 2007, o gênero “acordou”, quando Luna Sea anunciou que iria realizar um show e quando X Japan anunciou que iriam se reunir novamente. Com isso, as bandas Visual Kei caíram novamente no gosto do público e foram chamadas na mídia como “Neo-Visual Kei”.

Via Japão em Foco

115 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page