ver
blog
  • Mauricio Travi

Guioza, o delicioso "pastel japonês"


O guioza (餃子, gyōza) é um prato tipicamente recheado com carne moída e/ou legumes dentro de um fino invólucro de massa, sendo selado por pressão em suas extremidades e cozido ou frito. O formato do guioza costuma ser oblato (como se fosse um ravióli) e seu consumo dá-se, geralmente, com um molho à base de shoyu.

O guioza é um prato típico da culinária chinesa, mas difundiu-se por toda a Ásia, principalmente na culinária japonesa. Este prato está entre os mais típicos da culinária nipônica. Durante a Segunda Guerra Mundial, os japoneses levavam guioza para os soldados que lutaram na Manchúria.

Atualmente, é o 2° prato mais consumido nos izakayas japoneses, perdendo apenas para o karaage.

Existem três tipos de guioza, cada um com suas peculiaridades.

Yaki Gyoza (servido no Izakaya Danjou)

Gyoza Yaki são de longe o tipo mais comum de guioza. Eles são fritos em uma frigideira quente e misturados com água e amido de milho. Por causa do vapor, tornam-se suaves e suculentos, criando um fundo fino e crocante sobre o guioza. Yaki Gyoza são normalmente servidos com o lado inferior crocante para cima. Hanetsuki Gyoza é o termo usado quando as peças individuais guioza são todos conectados pelo fundo fino crocante.

Sui Gyoza (cozido)

Sui Gyoza são guiozas cozidos muitas vezes servidos em um caldo muito leve. Eles são muito menos comuns do que os yaki gyoza e são, principalmente, encontrados em restaurantes chineses e restaurantes especializados guioza.

Age Gyoza (frito)

Age Gyoza são crocantes e principalmente encontrados em restaurantes e bares chineses ou em restaurantes especializados em guioza, mas raramente encontradas em outros lugares.

O japonês é apaixonado por guioza. Existem várias competições de melhor guioza no Japão. O guioza é muito consumido também nas casas de lámen japonesas, onde os japoneses adoram a combinação lámen e guioza.

#guioza #pasteljapones #comidajaponesa #culturajapão #culturajaponesa

RESERVAS

Pelo fone ou whatsapp: (51) 3029-8158

- Tolerância de 15 minutos a partir do horário de sua reserva.

- Para sexta e sábados só serão aceitas reservas até as 20:30.  

- As reservas devem ser efetuadas até as 11:00 do mesmo dia para o almoço e 17:00 para a noite. 

VAGAS

CONTATO

QUER FAZER PARTE?

ENVIE SEU CURRÍCULO!

administrativo@izakayadanjou.com.br