top of page

Conheça curiosidades sobre o inverno japonês


Nosso verão está muito quente, não? E você sabia que no Japão agora é inverno?

Uma das características do clima no Japão é que as quatro estações são muito bem definidas. Desde o norte até o sul, o Japão cobre uma área de 25 graus de latitude e, durante o inverno, seu clima é influenciado por ventos sazonais que vêm do Oceano Pacífico. Apesar de possuir território pequeno, o Japão é caracterizado por apresentar os quatro padrões climáticos. É válido ainda ressaltar que a cada nova estação, a paisagem muda, nos gratificando com um belíssimo espetáculo de cores.

O Inverno japonês conhecido como: Fuyu ( 冬 ) acontece todos os anos de dezembro a fevereiro. O feriado de Ano Novo, o Oshougatsu ocorre durante o inverno e por isso também é chamado de 冬休み (Fuyu yasumi). Assim, como todas as demais estações, há muito o que se fazer no inverno, apesar do frio que pode ser eventualmente intenso, especialmente na região norte do Japão.

Umas das atrações do que pode ser apreciada no inverno é a iluminação das ruas e parques, o que nos causa uma atmosfera acolhedora e descontraída. Na maior parte do país não neva com frequência apenas da baixa temperatura, exceto nas regiões montanhosas. Em Tóquio, por exemplo, a média é de 5º a 10º graus no inverno, uma variação muito grande se comparado a temperatura no verão que fica em torno dos 30º graus.

Um lazer muito apreciado pelos japoneses é o Snowboard, Esqui e a Patinação no gelo também é outra atividade bem popular. Existem vários clubes de patinação no gelo espalhados pelo Japão, mas há quem prefira patinar ao ar livre, ou seja, em lagos congelados nas montanhas.

E as comidas no inverno?

Inverno é tempo de comer. Com os dias ficando cada vez mais gelados, saborosos pratos cheios de caldos quentes como o lamen e as suas variações são excelentes para esquentar qualquer dia. Não é à toa que é um dos pratos preferidos dos japoneses. Além disso, é válido destacar o gosto dos japoneses pelos belos Drinks da região que ajudam a aquecer.

242 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page