top of page

9 fatos que você provavelmente não sabia sobre a sakura


Entre o final de março e meados de abril, temos a oportunidade de presenciar um cenário simplesmente magnífico no Japão. É a época em que as cerejeiras ficam floridas e suas flores, conhecidas como sakura, tem um significado muito especial para o povo japonês.

1. O ano para os japoneses começa junto com a floração do sakura

Assim como no Brasil há quem diga que o ano só começa de verdade após o carnaval, no Japão também existe a máxima de que o ano literalmente começa após a floração do sakura. Isso porque, apesar do Japão adotar o calendário gregoriano assim como o Brasil, o ano fiscal e letivo começa em meados de abril, coincidindo com a primavera e floração do sakura.

2. Sakura ilustra o verso da moeda de 100 ienes

Apesar de não ser considerada a flor nacional oficial, título concebido ao crisântemo, não há como negar que o sakura é a flor mais icônica no Japão. Além de ilustrar muitos cartões postais da terra do Sol Nascente, o sakura também está presente no verso de uma das moedas mais usadas no país, que é a de ¥ 100, enquanto que o crisântemo ilustra a moeda de ¥ 50.

3. O sakura não é cor-de-rosa

Na realidade, o sakura pode ser encontrado em muitas cores que vão desde o branco até diferentes tonalidades de rosa. No entanto, por ser uma flor tão especial para os japoneses, foi criado uma denominação própria para sua cor: sakura-iro (サクラ色). Esta cor está muito presente na cultura japonesa e tem até uma canção muito famosa de Angela Aki sobre ela.

4. Existem mais de 600 espécies de sakura no Japão

Calcula-se que no Japão existam mais de 600 variedades de sakura, entre espécies endêmicas e híbridas. A mais popular é a somei-yoshino (ソメイヨシノ), uma variedade rosácea com cinco pétalas, que começou a espalhar-se a partir do período Meiji (1868-1912).

5. A floração é acompanhada pelos noticiários na TV

Elas começam a desabrochar nas árvores no sul do Japão, em Okinawa, e vão em direção ao norte, até Hokkaido. O fenômeno, que dura dois meses e se “move” como uma onda, é chamado Sakura Zansen e significa, literalmente, linha de frente das cerejeiras.

Os japoneses podem acompanhar todo esse processo através de noticiários na TV e assim definir seus roteiros turísticos para acompanhar de perto a transformação da paisagem em vários pontos do país.

6. Cada fase da floração tem um nome específico

Há um nome específico para denominar cada estágio da floração. São sete estágios que começa a partir do botão até chegar na floração completa e consequentemente na sua queda. “Tsubomi” (つぼみ) por exemplo se refere ao botão. Já “sakihajime” (咲き始め) é quando os botões começam a florescer.

Os próximos estágios são “gobuzaki” (5分咲き) que significa 50% florida e “shichibuzaki” (7分咲き), que significa 70% florida. Já o estágio “Mankai” (満開) é quando as flores de cerejeira atingem plena floração. Este é o melhor momento para desfrutar o sakura. Uma vez que as pétalas começam a cair, é chamado de “chirihajime” (散り始め).

Por fim, as flores abrem caminho para o “hazakura” (葉桜), que são as folhas verdes frescas que aparecem após o período de floração.

7. A cerejeira mais antiga do Japão tem 2000 anos de idade.

Este sakura é chamado de Jindai Zakura (神代桜). Sua altura é 10.3m e a circunferência da raiz é de 13,5 m. Você pode vê-lo no templo de Jissou (実相寺) na província de Yamanashi. Segundo a lenda, a árvore foi plantada por Yamato Takeru-no-mikoto, antigo imperador japonês. Ela está incluída na lista das “100 melhores árvores no Japão”.

8. Durante a floração, é comum fazer piquenique embaixo das árvores

O hanami (花見) é evento muito popular no Japão. Famílias e amigos se reúnem para comer e beber sob as árvores. E isso acontece não só durante o dia, como a noite também. Aliás, as flores de sakura conseguem ainda ser mais belas durante a noite pois são iluminadas com lanternas de papel. Esses piqueniques noturnos são conhecidos como “yozakura”.

Existem três lugares que são considerados os melhores para piqueniques noturnos: Castelo de Hirosaki (Aomori), Castelo Takada, (Niigata) e o Parque de Ueno, em Tóquio.

9. Sakura é um nome popular para meninas no Japão

Sakura (さくら) é um nome muito popular para meninas no Japão. No ano passado por exemplo, este nome ocupou o 5° lugar no ranking. Já em 2015, Sakura ocupou o 1° lugar no ranking de nomes femininos mais escolhidos.

Referência: Japão em Foco.


380 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page