ver
blog
  • Mauricio Travi

Por que os japoneses se curvam como forma de cumprimento?


Os japoneses tem uma forma de cumprimento diferente dos ocidentais. Nada de aperto de mão ou “beijinhos”. No Japão, a forma mais comum de cumprimento é a reverência oriental, conhecida como ojigi, que significa literalmente “arco”.

Acredita-se que esta reverência passou a ser usada em algum momento durante os períodos Asuka e Nara (538-794 dC) com a introdução do budismo chinês. O “ojigi” vai além de um simples “olá” e “tchau”, ela demonstra respeito, perdão e gratidão. Assim, um japonês curva-se ao cumprimentar alguém, mas também quando quer agradecer uma pessoa ou ainda, pedir desculpas.

Além de demonstrar respeito, gratidão e perdão, a reverência é um sinal de submissão, de respeito a idosos ou a pessoas que têm uma posição mais elevada de status social. Na cultura japonesa, é recomendado que a pessoa mais jovem ou subordinado curve-se primeiro, mais baixo e mais longo. O contato visual durante o “ojigi” não é aconselhado pois é considerado indelicado.

Tipos de “ojigi” ou curvaturas

O grau do ângulo em que uma pessoa se curva está relacionado com a profundidade de respeito que a pessoa quer demostrar em relação à outra com quem está interagindo.

Keirei (para cumprimentar amigos e familiares): Ao se encontrar ou se despedir, as pessoas devem inclinar o tronco em 45 graus.

Kirei (de joelhos): Muito utilizada no passado, caiu em desuso nas últimas décadas. A saudação, adotada tanto em ambientes internos quanto na rua, era realizada a partir de uma postura chamada kiza, em que a pessoa fica de joelhos.

Eshaku (cordialidade): Tem inclinação de 15 graus e é praticado o tempo todo. Serve, por exemplo, para agradecer ao sair de um restaurante.

Saikeirei (saudação ao rei): Até o fim da Segunda Guerra Mundial, era utilizada para louvar o imperador, com um arco de 75 graus.

Dogeza (perdão por uma falta grave): É uma saudação profunda, ao qual o homem fica de joelhos e encosta a testa no chão.

Fontes: Animazon, Japão em Foco


1,020 visualizações

RESERVAS

Pelo fone ou whatsapp: (51) 3029-8158

- Tolerância de 15 minutos a partir do horário de sua reserva.

- Para sexta e sábados só serão aceitas reservas até as 20:30.  

- As reservas devem ser efetuadas até as 11:00 do mesmo dia para o almoço e 17:00 para a noite. 

VAGAS

CONTATO

QUER FAZER PARTE?

ENVIE SEU CURRÍCULO!

administrativo@izakayadanjou.com.br