ver
blog
  • Mauricio Travi

Educação no Japão: uma das melhores do mundo!


Não é por acaso que o país tem um índice de analfabetismo de praticamente zero. O sistema educacional do Japão é considerado um dos melhores do mundo!

A escolaridade é obrigatória no período de 9 anos (ensino fundamental e ensino secundário). Neste período, o Japão tem 100% de taxa de frequência e adesão. Já o ensino médio, não é obrigatório, mas mesmo assim, 96% da população conclui esta etapa de ensino.

Educação moral antes de tudo

Até a 4ª série, as crianças não realizam provas, mas sim pequenos testes. Nos 3 primeiros anos, as escolas do Japão ensinam a respeitar as outras pessoas e serem gentis com os animais e com a natureza. Elas também aprendem sobre generosidade, compaixão e empatia. Além de autocontrole, coragem e justiça.

Os próprios alunos cuidam da limpeza da escola

Sim! No Japão, as escolas não tem faxineiras. Os próprios alunos são responsáveis pela limpeza das salas de aulas, corredores, lanchonetes e banheiros. O sistema educacional japonês acredita que exigir que os alunos cuidem da limpeza da escola os ensinará a trabalhar em equipe e a ajudar-se mutualmente.

Uniforme é obrigatório

Quase todas as escolas japonesas exigem que seus alunos usem uniforme. O tradicional uniforme escolar japonês consiste em um estilo militar para os meninos (gakuran) e uma roupa de marinheiro para as meninas (seifuku). A política de uniforme tem como objetivo eliminar as barreiras sociais entre os alunos, além de promover um senso de comunidade entre os estudantes.

Poesia e caligrafia japonesa estão entre as atividades extracurriculares

Conhecida como shodô, a arte da caligrafia consiste em num pincel de bambu umedecido em tinta e desenhar os símbolos no papel de arroz.

A arte da poesia é conhecida como haiku, e pretende representar a natureza e o ser humano como um só. Nessas aulas as crianças aprendem a valorizar a cultura milenar japonesa.

Outras atividades como cultivo de hortas, instrumentos musicais, atividades domésticas, dança, karatê, beisebol e natação estão entre as atividades extracurriculares promovidas pelas escolas no Japão.

Regras claras e rígidas

A frequência é de quase cem por cento e atrasos são extremamente mal vistos. Além disso, as meninas não devem pintar as unhas ou os cabelos, usar maquiagens ou acessórios. O uniforme deve sempre estar limpo e alinhado, e os meninos devem sempre manter o cabelo curto.

Nessas escolas não se aceita que a pessoa se destaque por características físicas, eles preferem que todos sejam parecidos e formem uma unidade escolar.

Em resumo, essas são as características do sistema de educação do Japão. Um exemplo para o restante do mundo :D

Fonte: CulturaMix, Awebic


0 visualização

RESERVAS

Pelo fone ou whatsapp: (51) 3029-8158

- Tolerância de 15 minutos a partir do horário de sua reserva.

- Para sexta e sábados só serão aceitas reservas até as 20:30.  

- As reservas devem ser efetuadas até as 11:00 do mesmo dia para o almoço e 17:00 para a noite. 

VAGAS

CONTATO

QUER FAZER PARTE?

ENVIE SEU CURRÍCULO!

administrativo@izakayadanjou.com.br