RESERVAS

Pelo fone: (51) 3029-8158

- Tolerância de 15 minutos a partir do horário de sua reserva.

- Para sexta e sábados só serão aceitas reservas até as 20:30.  

- As reservas devem ser efetuadas até as 11:00 do mesmo dia para o almoço e 17:00 para a noite. 

VAGAS

CONTATO

QUER FAZER PARTE?

ENVIE SEU CURRÍCULO!

administrativo@izakayadanjou.com.br

ver
blog
  • Mauricio Travi

Guioza: conheça o famoso “pastel japonês”, como consumir e onde encontrar


Guioza (餃子, gyōza) são pasteizinhos de origem chinesa que se espalharam pelo Japão a partir do período Edo (ano 1603). Porém, foi depois da Segunda Guerra Mundial que eles realmente ficaram famosos, quando os soldados japoneses que serviram na Manchúria consumiam regularmente o prato. O guioza pode ter recheios variados, mas os mais comuns são porco e vegetais. A massa do guioza se assemelha ao de um pastel comum, porém após ser colocado o recheio, são cozidos no vapor e depois rapidamente fritos em uma panela com pouco óleo.

Tipos de Guioza

No Japão, existem 3 tipos de gyoza:

Yaki-guioza (servido no Danjou): Um dos tipos de guioza mais populares no Japão. Primeiramente, é frito em uma frigideira, depois, água é adicionada. A panela é coberta para permitir que o guioza ferva. Após, a tampa é removida e o prato esfria, o que dá ao guioza uma textura macia com um acabamento crocante.

Age-guioza (frito): É semelhante ao yaki-gioza, mas ainda mais crocante. É servido bem quente!

Sui-guioza (cozido): É um tipo de guioza cozido em água fervente ou em caldo de sopa, o que lhe dá uma consistência macia.

Como comer o guioza

Os molhos são os principais acompanhamentos do guioza: molho de soja (shoyu), vinagre, óleo de gergelim, óleo de pimenta e alho são alguns dos mais utilizados.

Onde comer guioza no Japão

Você encontra guiozas normalmente em restaurante chineses, lámens shops, izakayas e lojas especializadas em guioza.

Restaurantes chineses: Os restaurantes “Chuka ryori” (que significa “chinês em estilo japonês”) servem pratos chineses que se tornaram populares no Japão, como arroz frito, batata frita e especialmente guioza. Muitos restaurantes de lámen, que também são historicamente baseados na culinária chinesa, oferecem porções individuais de guioza frito ao lado dos pratos de lámen. De fato, alguns restaurantes de lámens são conhecidos ainda mais por seus pasteizinhos de guioza do que por seus lámens.

Izakaya: Muitos izakayas oferecem guioza em seu cardápio como um prato ideal para ser compartilhado entre um grupo de pessoas. As lojas especializadas em guioza servem os pasteizinhos japoneses em grupos e tamanhos individuais. Também é comum comer guioza juntamente com uma tigela de arroz.

Supermercados: Para comer guioza em casa, é possível encontrá-los pré-cozidos nos supermercados. Ou ainda, é possível comprar a massa e fazê-lo do zero. No Japão, é comum as “Guiozas Parties”, nas quais familiares e amigos se reunem para fazer e comer os guiozas com uma variedade de recheios.

Quer experimentar essa especiaria japonesa?

Aproveite e venha para o Guiozafest no dia 24/11, aqui no Danjou!

No almoço e jantar, a porção de 6 unidades de guioza sai de R$19,50 por R$9,90 (uma porção por pessoa).

É uma ótima oportunidade para você saborear essa delícia da gastronomia japonesa. Te esperamos!

Fonte: Gurunavi


76 visualizações