top of page

Hashima: conheça essa misteriosa ilha do Japão


Com um pouco mais de 1km de extensão, a Ilha Hashima, também chamada de Gunkanjim (que significa “ilha de batalha” – recebeu este nome por parecer, de longe, um navio de guerra) tem uma história curiosa. Localizada ao Sul do Japão, já foi considerada como o lugar mais povoado no mundo, com uma densidade de 835 pessoas por hectare (5.000 pessoas ao todo), no ano de 1959. Mas você sabe porque tantas pessoas queriam morar lá? Extração de minérios e carvão.

Em 1890, a Mitsubishi Corporation comprou a ilha e contratou trabalhadores para atuar na exploração das minas submarítimas. Para abrigar tantas pessoas, foi necessário construir uma infraestrutura completa, como edifícios, escola, hospital, lojas, restaurantes, uma piscina pública e até um cinema. A exploração durou cerca de 70 anos, quando em 1960 houve uma redução drástica na produção de energia a partir do carvão, por conta do aparecimento do petróleo. As pessoas que lá moravam tiveram de sair rapidamente, deixando seus bens materiais para trás.

Durante 40 anos, a ilha esteve desativada e fechada para visitação por conta de riscos de desabamento. Em 2009, ela foi novamente aberta, e visitantes relatam que pertences dos ex-moradores ainda podem ser encontrados por lá. O aspecto abandonado e deteriorado da ilha cria uma atmosfera até mesmo assustadora para os turistas que se arriscam a ir até o lugar.

Algumas produções de cinema foram gravadas na ilha, inspiradas pelo seu cenário aterrorizante. Cenas de “Battle Royale II”, um filme de terror japonês de 2003, foram gravadas lá, além da famosa produção 007 – Operação Skyfall de 2012.

Ficou curioso? Saiba um pouco mais sobre essa intrigante ilha abandonada:


100 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page