top of page

Aprenda de uma vez por todas a diferenciar os principais tipos de sushi


O sushi recebe diferentes nomes dependendo dos ingredientes e da forma como é montado. Por isso, resolvemos explicar para vocês alguns tipos de sushis mais tradicionais oferecidos pela culinária japonesa.

Niguirizushi

Bolinho de arroz com formato alongado, moldado à mão e coberto normalmente por uma fatia de peixe, polvo ou camarão.

Makzushi

Makizushi, também conhecido como norimaki, é um sushi enrolado em forma de cilindro sobre uma esteira apropriada (makisu ou sudare). O makizushi consiste em uma porção de arroz com algum recheio enrolado em uma folha de nori (folha de alga marinha desidratada).

Existem três tipos principais: futomaki, hossomaki e uramaki.

Futomaki é um sushi mais grosso, pois recebe um número maior de ingredientes em seu interior. Variadas combinações entre raízes, ovos, gengibre, peixes, folhas e legumes podem compor o recheio do futomaki.

Hossomaki possui um diâmetro menor e leva, geralmente, apenas um ingrediente em seu recheio. O hossomaki típico tem por volta de dois centímetros de espessura e de largura. Quando o atum é utilizado como recheio, recebe o nome de tekkamaki. Se for recheado com pepino, leva o nome de kappamaki.

Uramaki é um sushi enrolado ao contrário. Ou seja, o arroz fica na parte externa e o nori, no lado interno. Ele pode levar dois ou mais ingredientes em seu recheio.

Temaki

O temaki é um sushi enrolado à mão em formato de cone. É composto pelo nori na parte externa e arroz e demais ingredientes que podem ser peixes, frutos do mar, legumes e frutas, no seu interior.

Esses foram apenas alguns exemplos da variedade de sushi disponíveis. Qual é o preferido de vocês?

Referência: Coisas do Japão.

400 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page