top of page

Conheça os tipos de cervejas japonesas e seus fabricantes


Na terra do arroz, o álcool é um produto muito consumido, principalmente o sakê, bebida típica local. E nos dias de hoje o consumo ainda continua em alta, e um fato curioso é que o país enfrenta um problema com alcoolismo, que afeta desde os mais novos até pessoas mais velhas.

O sakê não é o único produto conhecido popularmente. Por lá, o consumo também se estende para outras bebidas, como: Awamori, Amazake, Habushu, Shochu, Toso, Umechu. São nomes difíceis, não é mesmo?

Mas a cerveja também tem seu lugar ao sol. De acordo com o site Statista, foram produzidos 2.79 bilhões de litros de cerveja no ano de 2015. Deu para perceber que a cerveja faz parte sim da cultura japonesa e que o país vem crescendo ao longo dos anos com a sua produção.

Poucos sabem que essa prática teve início século XIX com a produção da cerveja de acordo com normas de produção da época após o contato de produtores locais com comerciantes holandeses. E que a prática de produção logo se tornou destaque na época e derivou um movimento que resultou em grandes produtores.

GRANDES CERVEJARIAS JAPONESAS Hoje em dia o mercado japonês é controlado por quatro grandes empresas, também chamadas de big four, são elas a Asahi, Kirin, Suntory e Sapporo – a Orion Breweries corre para estar entre esse seleto grupo. As 4 empresas controlam mais de 90% do mercado no Japão, apesar de não haver tanto espaço para produtores artesanais como estamos acostumados no Brasil, as produtoras de cerveja conseguem manter a concorrência e oferecer diferentes produtos para um público muito heterogêneo.

ASAHI Considerada a 4ª maior cervejaria do mundo e também a maior do Japão, a Asahi encabeça a lista das cervejarias que controlam o mercado com quase metade ta fatia e também detém a liderança no posto de cerveja sem álcool mais vendida.

Suas principais cervejas são: Asahi Super Dry, Asahi BlanK, Asahi Premium Beer Jukusen, Asahi Hon-nama (happoshu)

KIRIN A Japan Brewery Company, antecessora da Kirin, foi fundada em 1885 e começou sua fabricação 3 anos depois. São conhecidos pela sua cerveja puro malte, que por influência alemã seguiu o padrão de qualidade alemão, que a rendeu renome e fama no mercado.

Velha conhecida do público brasileiro, a Kirin teve uma passagem rápida por aqui se tratando de produção de cervejas. Foram os responsáveis pela compra da Schincariol e transformar seu nome em Brasil Kirin. Mas alguns anos depois, devido à prejuízos na operação, se viram obrigados a vender sua filial para a holandesa Heineken.

Suas principais cervejas são: Kirin Ichiban Shibori, Kirin Akiaji, Kirin Heartland Beer, Kirin Lager Beer, Kirin Fukkoku Lager, Grand Kirin, Kirin Tanrei (happoshu)

SUNTORY Essa teve o inicio um pouco diferente das demais. A Suntory começou no mercado de bebidas alcoólicas vendendo vinho, em 1989. E após isso teve certo destaque ao ser a primeira fabricante japonesa ao produzir whisky. Bem eclética, não?

Sua produção cervejeira teve início em 1968 e uma das maiores preocupações da empresa foi sobre a utilização de água natural e também cervejas puro malte, e hoje pode-se dizer que representam um grande grupo, presente tanto no ramo de bebidas alcoólicas e não alcoólicas quanto no alimentício.

Suas principais cervejas são: Suntory Malts, Suntory – The Premium Malts, Super Magnum Dry (happoshu)

SAPPORO Reconhecida como a cervejaria mais antiga do Japão, a Sapporo foi fundada em 1986 por Seibei Nakagawa, conhecido por ter deixado o seu país aos 17 anos, quando foi para Alemanha, e retornado com o conhecimento sobre produção de cerveja após ter se formado como Braumeister — ou mestre cervejeiro.

As principais cervejas produzidas pela Sapporo são Pale ou Dark Lagers e apostam sempre no segmento de cerveja premium.

Suas principais cervejas são: Sapporo Lager Beer, Sapporo Black Label, Yebisu, Yebisu Black, Sapporo Classic, Hokkaido Nama-shibori (happoshu).

Leia a matéria completa em Hominilúpulo


325 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page